"Trabalho, ética e responsabilidade."
Detalhes Iniciativa

Projeto vai incentivar exercício da cidadania em escolas públicas do Paraná

Um projeto conjunto entre a Assembleia Legislativa, o Ministério Público do Paraná, o Poder Judiciário e o governo estadual vai incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas do projeto “Geração Atitude”. A iniciativa pretende levar às escolas o debate sobre o funcionamento dos Poderes e das demais instituições, estimulando estudantes do ensino médio e do ensino técnico a vivenciar, de forma crítica, o exercício da cidadania e da representação política.

Para o segundo secretário da Assembléia Legislativa, deputado Ademir Bier, ações como esta são fundamentais para o aperfeiçoamento e manutenção da prática da democracia no Estado e no País. “Os jovens estudantes são o futuro do País e este projeto vai de encontro a uma grande necessidade atual, que é o incentivo à participação em atividades comunitárias, que estimulem e desenvolvam a cidadania. O projeto atua num momento importante da vida desses jovens, que é a fase da afirmação do caráter e da personalidade”, destacou. 

Através do “Geração Atitude” estudantes de ensino médio e técnico participarão de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por promotores e professores sobre o funcionamento dos poderes. Os alunos também vão aprender a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Os melhores projetos serão selecionados e os alunos responsáveis farão parte do Parlamento Jovem Cidadão, e participarão da “Caravana da Cidadania”, com visitas guiadas aos Poderes do Estado e ao Ministério Público, onde participarão de palestras.

A iniciativa contempla três ações específicas. A primeira, denominada “Geração na Escola”, representa um conjunto de atividades realizadas por professores e promotores de Justiça na formação cidadã dos alunos, em sala de aula, apoiadas em planos de aula que abordam conteúdos relacionados com a cidadania e que são tratados no “Guia do Cidadão”. Essa publicação, em linguagem simples e direta, aborda temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania, dentre outros.

Outra ação é a “Gincana da Cidadania”, programa de televisão de cunho educativo-cultural que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de disseminar, de forma lúdica, o conteúdo do “Guia do Cidadão”.

Já a “Caravana da Cidadania” contará com o desenvolvimento de um concurso que selecionará os melhores trabalhos dos estudantes e que contemplará os estudantes com uma viagem para a Capital do estado, onde terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do “Geração Atitude”.

Convênio 

Pela Assembleia Legislativa assinaram o termo de cooperação no último dia 17 de agosto o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB); o 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM); e o 2º secretário, deputado Ademar Bier (PMDB). O Tribunal de Justiça foi representado pelo 2º vice-presidente, desembargador Fernando Wolff Bodziak, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Pelo Ministério Público do Paraná assinaram o documento o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. e promotor de Justiça Eduardo Cambi. Por outro lado, a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, representou no ato o governador Beto Richa. Também participaram da solenidade os assessores especiais, Edson Lau Filho, da Juventude, e Luiz Malucelli Neto, representando a secretaria da Casa Civil; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do MP-PR; o advogado Harry Françoia Junior, secretário-geral da Presidência da Assembleia; e Ramon de Medeiros Nogueira, procurador-geral da Assembleia. 

 

Copyright © 2017 Deputado Ademir Bier
Todos os direitos reservados.
Atendimento:
(41) 3350-4380
(45) 3254-2503
Endereço:
Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº
Centro Civico - Curitiba - PR

Escritório de Atendimento M. C. Rondon
Rua Santa Catarina, 657, Centro