"Trabalho, ética e responsabilidade."
PERFIL

    ADEMIR BIER: TRABALHO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE

    Nascido na cidade gaúcha de Erechim em 31 de maio de 1951, Ademir Bier veio ainda muito jovem com sua família para Curitiba. Começou a trabalhar cedo, exercendo as funções de auxiliar de cartório, comerciante e corretor de imóveis.
    Graduou-se em Administração de Empresas na década de 1970, época em que se casou com sua companheira, Roseli Bier. Desse matrimônio, resultaram dois filhos e dois netos.

    Em 1977, foi residir em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, onde iniciou a sua carreira política. Eleito presidente do PMDB em dois biênios, compôs chapa vitoriosa no primeiro sufrágio direto daquele município (1985), na qualidade de vice-prefeito. Ao longo da mesma gestão, ficou responsável também pela Secretaria de Finanças e Administração.  

    Elegeu-se prefeito rondonense pelo PMDB no ano de 1992, cumprindo mandato entre janeiro de 1993 e janeiro de 1997. Sua administração até hoje é referência de lisura e competência em toda a região, com diversas obras que perduram até hoje. Por esse motivo, obteve 93% de aprovação popular ao final do mandato.

    Nesse período, foi presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Foi indicado pela mesma para atuar durante dois anos como conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), colaborando para o crescimento sustentável da região e a produção do conhecimento.

    No pleito de 1998 foi conduzido à Assembléia Legislativa pelo PMDB, após ter o reconhecimento de seu trabalho traduzido em 23.359 votos de cidadãos satisfeitos com suas realizações.

    Não poderia ser diferente em 2002, quando recebeu 33.237 votos e foi reconduzido à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

    Devido ao seu caráter e à seriedade com que sempre tratou o patrimônio público, Ademir Bier foi convidado pelo governador Roberto Requião para ficar à frente da direção administrativa e financeira da Ferroeste entre 2007 e o início de 2009.
    Após este período, ao perfazer um total de 35.997 votos em 2006, Ademir Bier assumiu interinamente a vaga de deputado estadual em 18 de fevereiro de 2009, sendo empossado definitivamente no dia 11 de maio, para cumprir seu terceiro mandato junto ao parlamento.

    Finalmente, chegou ao seu quarto mandato, tendo conquistado 51.147 votos que lhe renderam a 23ª melhor votação entre os 54 deputados estaduais do Paraná (oitavo colocado entre os 13 eleitos pelo PMDB). Na referida ocasião, foi o mais bem colocado nas urnas de onze municípios e segundo lugar em outras dez cidades do estado.

    Sempre calcado nas pilastras do trabalho, da ética e da responsabilidade, foi presidente da Comissão de Finanças e vice-presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente em seu primeiro mandato, presidente da Comissão de Orçamento em seu segundo mandato, presidente da Comissão de Segurança Pública e vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicação em seu terceiro mandato e presidente da Comissão de Finanças (mais uma vez) em seu quarto mandato.
    Atualmente, o deputado compõe a Mesa Executiva da Assembleia como 2º Secretário para o exercício do biênio 2013/2014. Em quatro legislaturas,  apresentou mais de oitenta projetos de lei de sua autoria, dos quais quase 50 foram aprovados em plenário, entre sancionados e promulgados. Destacam-se entre eles a estadualização do Colégio Agrícola de Palotina, que atua na formação profissional de centenas de jovens, e a lei que proíbe o corte do abastecimento de água e do fornecimento de energia elétrica às sextas-feiras e vésperas de feriado, beneficiando milhões de paranaenses.

    Além disso, foram dezenas de indicações feitas em plenário e mais de quatrocentos requerimentos em mais de uma década de atuação parlamentar.

    Outras obras importantes para a região oeste encabeçadas pelo deputado foram os recursos destinados à Unioeste, especialmente para o Campus de Marechal Cândido Rondon, a duplicação da rodovia entre Toledo e Cascavel e a conclusão do trecho rodoviário entre Toledo e Quatro Pontes.

    Isso sem contar a garra e a determinação que tornaram o deputado conhecido nacionalmente, quando defendeu a não-privatização do Banco do Estado do Paraná e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, que graças ao empenho de Ademir Bier e seus companheiros não foi vendida. Com o mesmo empenho, mais recentemente encabeçou a luta pela implantação do subsídio como forma de remuneração de policiais militares e civis no estado do Paraná, valorizando os profissionais de segurança pública.

  • Copyright © 2017 Deputado Ademir Bier
    Todos os direitos reservados.
    Atendimento:
    (41) 3350-4380
    (45) 3254-2503
    Endereço:
    Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº
    Centro Civico - Curitiba - PR

    Escritório de Atendimento M. C. Rondon
    Rua Santa Catarina, 657, Centro